Sem categoria

Melhores “cenas musicais” do cinema

O Bruno Capelas fez o convite e eu resolvi responder a pesquisa com 05 do Kubrick, um dos maiores mestres em se tratando de conseguir casar a música com o cinema de maneira absolutamente espetacular. Aí vai.

The Blue Danube Waltz, 2001: A Space Odyssey (1967)

httpv://www.youtube.com/watch?v=D2DQDgp2IMM

Waltz No. 2 from Jazz Suite No. 2, Eyes Wide Shut (1999)

httpv://www.youtube.com/watch?v=nCLr_axe_Pk

We’ll Meet Again, Dr. Strangelove (1964)

httpv://www.youtube.com/watch?v=wxrWz9XVvls
The Shining (1980) – Bela Bartok

httpv://www.youtube.com/watch?v=19gfhnvtH4c

Sarabande, Barry Lyndon (1975)

httpv://www.youtube.com/watch?v=6bos2ZTGNZc

Padrão
Sem categoria

O fascínio de M. C. Escher

Absolutamente fenomenal a exposição “O Mundo Mágico de Escher” presente no CCBB em Brasília. Maurits Cornelis Escher foi um dos maiores artistas do século XX, mestre da ilusão de ótica, xilogravura, litografia, etc. São 95 obras do mestre holandês, divididas em 3 galerias principais. A “sala de espelhos” traz obras interativas e de ilusão, em grandes formatos. A galeria principal traz vários de seus trabalhos mais famosos e conta também com um documentário revelador sobre a vida, as buscas, a personalidade e o método de trabalho de Escher. A sub-galeria é recheada de peças da sua fase final, quando se apaixonou pela conceito de metamorfose e infinito.

Há, ainda, obras maiores espalhadas pelas instalações do CCBB. Creio que é a melhor exposição que já conferi por aí. Tanto por Escher em si, digno de todas as louvações possíveis, quanto pela curadoria e forma de apresentação. É a primeira vez das obras no Brasil e a mostra segue até 26 de dezembro, indo para Rio de Janeiro e São Paulo apenas em 2011.

O doc, com aproximadamente 1 hora, aborda toda a vida de Escher, desde os primeiros traços até sua vida no sul da Itália, em Siena, centro da sua inspiração, as passagens por Espanha e Suiça. Tem comentários do próprio, trechos de cartas enviadas a amigos, fotos e fatos relevantes narrados didaticamente e com precisão.

O tipo de exposição em que você gasta tranquilamente mais de 2 horas para desfrutar, descobrir e conhecer tudo. E ainda quer voltar. Não perca. Mesmo.

(clique para ampliar)

Padrão