Ativismo

#reiOpixo

rei-94x

 

Dafne Sampaio é jornalista e um bocado de outras coisas. Antes de partir para esse #reiOpixo, Dafne fez barulho por aí com o “Você Praça”, que ele explica aqui:

“desde que assisti o documentário exit through the gift shop (banksy, 2010) me bateu uma vontade danada de fazer algo na rua. de falar algo pra cidade e pras pessoas. mas como não desenho um boneco palito sequer, o lance tinha que ser em texto mesmo. e nada surgia, nada, até que em algum momento do ano passado, como numa brincadeira, eu e ana lima cecílio criamos a quadrinha “você praça / eu acho graça / você prédio / eu acho um tédio”. e a quadrinha ficou lá, maturando na cabeça, esperando o impulso técnico de ação.”

Roberto Carlos é figura central da cultura popular da América Latina nos últimos 60 anos. Sua obra, especialmente para a molecada que o trata como mero contratado da Globo que faz especiais de fim de ano duvidosos no natal, merece ser ouvida, respeitada e descoberta sempre. É consenso reconhecer que a fase setentista de Roberto é o seu ápice e realmente é, tanto em termos líricos – as letras escorrem em pungência, beleza, angústia, honestidade, etc – quanto musical. Ali Roberto está em seu melhor, tanto no sofisticado com suas incursões orquestrais, quanto no rock.

Portanto, espalhar frases das músicas de Roberto pelas ruas desse país parece não só uma homenagem justíssima, como o casamento perfeito entre um dos maiores artistas que esse país já teve e o povo. No tumblr, Dafne compila as incursões que faz na cidade, deixando a paisagem menos cinza, menos modorrenta, menos óbvia. Algo sempre necessário.

 tumblr_mscqlr9pIL1sgrmxto1_500

Padrão