61% das Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira sofrem processos minerários

O mapa “Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira: Pressões e Ameaças 2015” faz uma análise detalhada das atuais pressões e potenciais ameaças em Unidades de Conservação (UCs) decorrentes da exploração de recursos naturais e da implantação de obras de infraestrutura e também traz informações sobre a gestão das UCs estaduais e federais da Amazônia.

Acesse gratuitamente aqui

O mapa mostra que 61% do total das UCs federais e estaduais da Amazônia têm incidência de processos minerários, em diferentes fases, e que 57% delas têm trechos rodoviários em seu interior ou dentro de seus limites. Também foram identificadas 27 Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em operação, em construção ou pĺanejadas que incidem diretamente em alguma dessas UCs.

A publicação revela o quanto as políticas para a Amazônia ainda se pautam pelo desenvolvimentismo, em vez de priorizar a conservação e a efetiva implementação de UCs – áreas importantes para a redução do desmatamento, o combate às mudanças climáticas e a promoção da justiça socioambiental para com as comunidades tradicionais.

O detalhamento dos dados e sua representação cartográfica podem ser vistos no site ‘Unidades de Conservação no Brasil’.

Fonte: ISA (Instituto Socioambiental)

AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO

O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.

É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).

Siga o site nas redes sociais (Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn) e compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *