“Abalos sísmicos”: cortina de fumaça para desviar atenção da responsabilidade da Vale

Pergunte a qualquer engenheiro se ele teria coragem de se responsabilizar tecnicamente por uma obra sobre a qual ele soubesse que não resiste a uma (ou cem) ocorrências sísmicas de magnitude menor que 3 Richter.

Pois bem: a Samarco quer fazer você acreditar que construiu barragens super seguras e fez tudo de acordo com o manual, mas a região está sendo afetada por uma onda de terríveis abalos sísmicos e as barreiras se desmancham como sorvete sob o sol.

Entretanto, quando chegam os relatórios de intensidade dos tais abalos, vê-se que eles não têm força sequer para derramar a água de um copo cheio até a boca sobre uma mesa.

A única conclusão lógica que se pode chegar disso tudo é que a Samarco contratou os piores engenheiros de barragem do mundo. Se é que contratou algum.

Relatório do Centro de Sismologia – USP sobre a ocorrência de abalos sísmicos na região da barragem:

Destaco:

“Ainda não é possível relacionar a ocorrência dos tremores como causa do rompimento das barragens. A probabilidade da coincidência de local e data com o desastre é muito pequena, mesmo considerando que pequenos tremores de terra sejam “relativamente” frequentes no Brasil.
Por outro lado, tremores de terra de pequena magnitude (< 3) só em casos muito especiais poderiam causar danos diretos a qualquer construção civil ou barragem. (…)”

Acesse o relatório.

AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO

O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.

É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).

Siga o site nas redes sociais (Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn) e compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *