Samarco deve R$ 1,89 bilhão à Fazenda Nacional

O crime compensa.

No Valor:

A mineradora Samarco é a maior devedora da Fazenda Nacional em Minas Gerais. O débito atinge R$ 1,89 bilhão, segundo dados atualizados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A dívida está na Justiça e a empresa tenta negociar a oferta de alguns de seus ativos como garantia.

Responsável pela tragédia ocorrida em Mariana (MG) em novembro de 2015, quando uma de suas barragens de rejeito de minério de ferro se rompeu, a Samarco está parada desde então. Sem faturamento e com o caixa exaurido, mantém-se atualmente com um aporte de recursos feitos pela Vale e BHP Billiton, suas controladoras.

Parte da dívida foi discutida administrativamente no ano passado pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda. Mas o caso foi assumido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em MG, que passou a recorrer à Justiça para receber a quantia.

“A Samarco apresentou bens em garantia da execução de Imposto de Renda, e a proposta está pendente de aprovação”, afirmou a companhia ao Valor por meio de nota. “A Vale e a BHP não respondem pelo débito”, diz o comunicado.

A empresa depende de novas licenças para voltar a operar e não tem uma perspectiva clara sobre quando conseguirá retomar sua operação.

A dívida da Samarco se refere principalmente à Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e a Imposto de Renda. Garantir a dívida é um primeiro passo para que a empresa possa discutir um eventual parcelamento.

AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO

O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.

É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).

Siga o site nas redes sociais (Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn) e compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *