A Vale mentiu: a lama das barragens tem concentração de metais até 1.300.000% acima do normal

“A lama não é tóxica, a alma não é tóxica, a lama não é tóxica”: este foi o mantra repetido pela Vale desde o início do crime. Ao contrário do afirmado pela companhia, de que a composição da lama seria predominantemente de sílica (areia), análises preliminares já mostram índices de ferro de até UM MILHÃO E TREZENTOS MIL POR CENTO acima do tolerável. E metais pesados não estão descartados.

Veja:

“A água coletada pelo SAAE (Serviço de Água e Esgoto) de Valadares aponta um índice de ferro 1.366.666% acima do tolerável para tratamento – um milhão e trezentos mil por cento além do recomendado, segundo relatório enviado à reportagem do R7. Os níveis de manganês, metal tóxico, superam o tolerável em 118.000%, enquanto o alumínio estava presente com concentração 645.000% maior do que o possível para tratamento e distribuição aos moradores. As alterações foram sentidas a partir de 8h, enquanto o pico de lama tóxica ocorreu às 14h no rio Doce.

Servidores da prefeitura esclarecem que não têm condições técnicas de verificar a ocorrência de materiais pesados (como arsênio, antimônio e chumbo, normalmente presentes em rejeitos que contêm ferro), e por isso aguardam análises da Copasa e de dois laboratórios para detalhar a situação.”

Leia a matéria completa.

Maurício Angelo

Jornalista e escritor capixaba, mineiro por formação, radicado em Brasília. Cobre temas relacionados a conflitos socioambientais, políticas públicas, Amazônia, mineração e direitos humanos.

44 thoughts to “A Vale mentiu: a lama das barragens tem concentração de metais até 1.300.000% acima do normal”

  1. Para mim tem de haver uma auditoria a nível mundial, pois quaisquer danos provocados em nosso meio o todo sofre, leia-se mundo.
    Tem de haver uma multa e uma cobrança proporcional ao estrago, acho que até o Governo Brasileiro deveria encampar a Vale, provou-se que a esfera particular não tem capacidade de tal administração, pois em primeiro lugar está o lucro em detrimento da vida e do social.

    1. Nem o governo tem capacidade para isso, seja vontade política ou mesmo logistica. A incompetencia rola solta, desde que me entendo por gente (completo 60 em janeiro). Milagres, se existem, é não ter acontecido tantas outras tragédias antes. Terreno fertil para isso sempre existiu nessa terra descoberta(sic) por Cabral…

      1. Parabéns, penso o mesmo as sanções deverão ser internacionais, aplicadas por instituições que defendem o meio ambiente do planeta, por aqui vão tentar se sair com multas de valores irrisórios pelo estrago que causaram.

    2. Na verdade os nossos políticos são competentes o suficiente para mudar o Brasil para melhor e fazer dele um dos melhores lugares do mundo para se viver, mas infelizmente esse não é o objetivo deles, lembre-se o objetivo deles é lutar, defender e melhorar a vida das pessoas, só que as pessoas para quem eles lutam são as que tem milhões na conta bancaria ( e isso também inclui as empresas ). Os cientistas sociais já acharam uma resposta para o furto, para a desigualdade de classes e até mesmo ja criaram o sistema certo para uma sociedade, pode se dizer que para 97 % dos problemas sociais e isso chutando baixo, por que muito provavelmente já tenham a solução para 99,99 % dos problemas sociais existentes.

      1. Prezado Sr. Garcia…
        Vc perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Eu tenho certeza que vc é um daqueles que estaria lambendo o rabo da presidenta se ela te desse essa chance. Vc chamar nossos politicos de competentes é a maior piada de mal gosto que vc jå contou. Vc escreveu esse nonsense depois da meia noite e com certeza estava delirando. Acorda Brasil.

    3. Governo Brasileiro deveria ….Tudo isso é parte da incompetência do próprio governo brasileiro.
      Não tem fiscalização ou se tem, a propina acoberta tudo.

      1. O culpado somos todos nós que contribuímos com esse sistema mundial falido… longe de o Governo ser o único culpado… esse é um problema de toda espécie humana… tem mais a ver com a nossa história coletiva do que com governo de pais A ou B!

    4. Concordo totalmente com seu comentário, algumas pessoas ainda estão achando que aquilo aconteceu ali e vai ficar por ali, mas estamos todos no mesmo mundo e tudo é interligado. Mas acho um pouco difícil o governo cobrar algo da vale, pois o próprio governo esta devendo dinheiro para a empresa (usaram esse dinheiro em campanha política). Foi o que me foi repassado durante uma conversa, não sei se a informação procede, se alguém souber..

    5. Emcampar não é a solução. Aí é que piora a situação. O que precisa é o Judiciário tomar posição e fazer valer todos os mecanismos que a lei dispõe sobre esse evidente descumprimento de procedimentos.
      Num País sério, muita gente já estaria na cadeia!

    6. Pedro Fortunato, vc é louco !!! O governo incapaz a Vale ??? Mais cabide de empregos, roubalheiras, desmando e incompetência ??? Vc realmente acha que seria diferente ??? Vc é inocente !!! Eu tenho medo até de pensar nas usinas de Angra dos Reis, que são comandadas por eles. Este é literalmente um país de irresponsáveis, pessoas que se fingem de amorosas e sociáveis, mas que no fundo não tem o mínimo de consideração pelo outro, o negócio aqui, é o de levar vantagens e quanto mais, melhor.

    7. Nada a ver ela pertencer novamente ao governo.
      A grande questão está no mau caratismo do ser humano, em especial, em certos brasileiros, pq a maioria é honesta SIM!

    8. A presença de metal pesado vai trazer doenças e risco de mortes daqueles que usarão água do rio nos próximos anos. O mercúrio por ser um metal pesado está sedimentando com a lama no fundo do rio, com o passar do tempo esta lama começará a transportar estes resíduos de metais pesados, principalmente o mercúrio.O pior é que isto não é informado a população das cidades a beira do rio.Isto é um crime a mais que os responsáveis deverão futuramente responder na justiça, se o resultado deste desastre não acabar em pizza como é muito comum no Brasil.

  2. Pergunto à mim mesmo: Este é o meu país? Como pode uma empresa funcionar tanto tempo, sem ser fiscalizada pelas instituições oficiais? Sem nunca ter feito uma simulação de perigo? que mente como informa esta matéria, que não tem o mínimo de segurança no funcionamento, sem ter sequer um medieval dispositivo de alarme? Quantos anos existe essa empresa dessa maneira aviltante que não dá valor à vida, tampouco à natureza, e o poder público que há tantos anos jamais verificou isso? Onde está a honestidade dessas pessoas? Nem vou falar de patriotismo, pois, não são nem humanos. Terra de ninguém, onde os interesses financeiros falam mais alto que a própria existência.

  3. Parabéns, penso o mesmo as sanções deverão ser internacionais, aplicadas por instituições que defendem o meio ambiente do planeta, por aqui vão tentar se sair com multas de valores irrisórios pelo estrago que causaram.

    1. boa noite ao povo sofrido,Eu estou certo de que a vale deveria se tornar uma empresa do povo, isto e, ser confiscada e os donos serem presos pela destruiçâo em massa,homens incompetentes.

  4. Isso mostra como o sistema econômico global está defasado. Temos que sair de uma economia baseada no modelo neoclássico para uma economia ecológica, afinal os recursos não são finitos?

  5. Se o governo tem 49,5% a metade do que for arrecadado irá sumir para pagar as novas campanhas políticas estes valores deveriam ser administrados por juntas internacionais,pois tenham co exemplo o rio de janeiro onde morreram várias pessoas,o dinheiro foi as prefeituras,e as pessoas continuam sem ter onde morar,

  6. Cadê o IBAMA que dizem que defende rios e florestas de nosso país que não viram essa barragem de veneno armazenados tão perigoso na face da humanidade ???? são todos mentirosos e enganadores de sociedade vamos ficar atentos e lutar por nossos direitos.

  7. Este nosso governo é uma piada…. Em meio a tantos desastres econômicos, falência de serviços públicos, alta incapacidade de se manter a ordem no meio político, ainda tem a cara de pau em dizer que está tudo sob controle. É uma vergonha imensa ter pessoas que estudam tanto fazer essas barbaridades. Quando um povo elege pessoas incapazes, somente para satisfazer o seu interesse próprio, torna-se refém das suas burrices. O anafalbetimo cultural, moral, e cívico, nos leva a passar por isso tudo. O desastre de Mariana, serviria de exemplo para os governantes mostrar de verdade o que é reconstrução, porém isso vai ser repetido, como o evento que aconteceu recentemente em Santa Catarina, do ciclone, ….. NADA. Algumas, mais algumas mesmo pessoas de caráter, vão realizar mehorias, porém será pouco, mas de grande valor. Uma pena.

  8. Este é o resultado da soma de varios eros e falhas humanas em, projetos, etica, pericia… fico a pensar se ,tudo isso não foi concientemente gestado passo a passo para cauzar esse dano e, mergulhar as multinacionais e emprezas em que o Estado brasileiro é acionista magoritario e domo em caos e crizes. com isso emfraquecer o poder do estado e a soberania brasileira, tornando o pensamento do povo indeciso, impotente e cativo desas emoçoes contraditorias, desesperadoras e torturante psiquicamente para assim aceitar os discursos politiqueiros e oportunistas de sempre.

  9. SÓ QUERIA ENTENDER O QUE FALTA PARA O ORGÃO FEDERAL RESPONSAVEL EM FISCALIZAR MINERADORAS COMO ESTA , FAZER SUA PARTE E INTERDITAR TODOS OS ATIVOS DESTA EMPRESA ATE QUE TUDO SEJA EXCLARECIDO E O GOVERNO FEDERAL ASSUMA SEU PAPEL E COBRE ESTA POSTURA DESTE SETOR.

  10. E o capitalismo não nos deixa ver que o ocorrido em Minas é terrorismo tanto qto ou mais que o ocorrido em Paris. Aqui é o efeito do capitalismo sobre a periferia do mundo, lá é uma reação ao capitalismo no centro do mundo. Aqui é visto como um acidente, lá como ação de malvados e ponto. E aceita-se como tal, sem pelo menos desconfiar que estão nos enganando. Dois pesos e duas medidas na forma de ver os acontecimentos da nossa realidade. Prá bom entendedor, isso dá um livro.

  11. Infelizmente, o BRASIL ainda não sabe o que está acontecendo em Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas, infelizmente, uma das empresas que operam a Samarco no Brasil é a gigante Vale, a maior mineradora do Brasil, grande financiadora de campanhas publicitárias e políticas, é grande demais para se esconder. Os veículos de “des-informação”, também grandes beneficiadores de verbas publicitárias da empresa e do Governo continuam omitindo fatos e números importantes para amenizar a tragédia. Sugiro que aqueles que tem amigos virtuais em outras cidades, estados e países, informem melhor e alertem o Brasil de que são centenas de milhares de pessoas afetadas pelo fato. Toda a economia dos municípios está comprometida. As escolas suspenderam as aulas, a agricultura está comprometida, porque não tem chuva, o comércio já quase parou, pois não tem água, nem para os banheiros; bares e restaurantes estão adotando material descartável para servirem, mas não existem panelas descartáveis e essas precisam ser lavadas. A construção civil também foi afetada; não há água para o banho das pessoas. Hospitais e asilos, presídios e serviços essenciais estão sendo abastecidos por caminhões pipa, que precisam ir a outros municípios para se abastecerem de água, o que está onerando os cofres públicos com o alto consumo de combustível – isso quando conseguem passar pelas estradas bloqueadas pela manifestação de caminhoneiros.
    O Rio Doce, um dos MAIORES DO BRASIL, está morto! As populações, desde Mariana-MG até Linhares-ES (e depois no Oceano Atlântico) estão sofrendo as consequências do que talvez seja a maior tragédia ambiental, ecológica, econômica, hídrica, já ocorrida no país. E as consequências serão sentidas por muitas décadas. Somente em Governador Valadares são 260 mil pessoas afetadas. Alguém já imaginou uma cidade de 260mil pessoas totalmente sem água? E o pior: a água está correndo no Rio Doce, mas completamente envenenada por arsênico, mercúrio e outros metais.
    Todos – eu disse todos – os peixes morreram envenendos e já se pode sentir o “cheiro” a kms de distância. Esse é o quadro que o BRASIL precisa saber. Divulguem para que outras tragédias possam ser evitadas. Talvez a próxima seja a dos lixões, ou das enormes pastagens que avançam derrubando as florestas, ou quem sabe, as imensas lavouras de soja??? Informem, manifestem a indignação pacífica, sem revolta ou violência. Chega de violência contra povo Brasileiro, menos ganância, é o que precisamos. Obrigado por me ler! É apenas o desabafo de um brasileiro e … ser humano.
    COMENTE, COMPARTILHE!!!
    PS: Espero que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) não continue omisso e conivente com a conduta ambiental da Samarco (que pertence à VALE & BPH BILITON) e os danos ambientais e a poluição causada…

  12. Matéria totalmente inverídica, não diz qual é a fonte. Isso é apenas uma forma de desinformar a população.
    Ridículo, vocês deveriam ser mais responsáveis ao postarem alguma noticia. Informe a fonte e a concentração dos elementos químicos…1 milhão de trezentos mil por cento de alguma coisa é uma informação bizarra isso nem é mais liquido é uma pedra de ferro. Tenham decência jornalística e mais responsabilidade;

      1. Caro Maurício, ainda há um agravante nisto tudo. Vamos partir do pressuposto de que, realmente a lama que saiu da barragem não seja tóxica. O ferro, mesmo nestes índices altíssimos não causa danos diretos ao ser humano, mas as amostras que foram recolhidas em Governador Valadares e em Baixo Guandu, atestam que, pelo caminho que a lama foi fazendo, ele arrastou tudo o que se encontrava, inclusive indústrias e seus rejeitos, e, isto foi comprovado por um laudo divulgado pela R7. Como químico, fiquei assustado com os níveis de metais que se encontravam na água. Mas o pior tem sido dito, o Rio Doce está morto!!! Esta lama, mesmo sem ser tóxica (Partimos deste princípio. ) secará, visto que é de sílica e, como é pobre em resíduos orgânicos, tornará o solo infértil para o plantio, o que acaba com qualquer chance de ressurgimento da agricultura e pecuária na região, isto fará com que muitas pessoas tentem tocar suas vidas em outra região, diminuindo o comércio e a movimentação da vida local. O que falar do dano ambiental? É impossível de mensurar! Na minha modesta opinião está tudo errado!!! Desde a forma com a qual extraímos o minério, sua usinagem, estocagem e, principalmente a fiscalização destas etapas. No Brasil, fiscais são facilmente corruptíveis, mas a ganância de alguns é o fim da vida para a maioria. O que diremos a um filho que ele não tem mais a casa onde ele mora, com o seu quartinho e seus brinquedos? O que diremos aos estudantes sem escolas? Que futuro que eles terão? Porque alguém recebeu algum dinheiro extra para fazer “vistas grossas” a uma pequena rachadura… É isso aí!!! E os Jogos Olímpicos vem aí… Todos acabarão esquecendo com as medalhas que virão, aliás, já estão esquecendo, pois o Carnaval já inebriou boa parte do povo, e, os campeonatos de Futebol estão aí para fazer o restante esquecer!!! E a República das Bananas segue em frente.

  13. Para os brasileiros porcos que defendem a privatização das empresas, aí está o resultado. Cada um de vocês cabeças de bagre tem culpa pela morte desses 11 inocentes. Se a Vale não tivesse sido privatizada, isso jamais teria ocorrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *