O que é “Ministério da Verdade”?

Referência ao livro “1984”, de George Orwell, funciona aqui como uma provocação que serve para desnudar aquilo que se deseja que fique encoberto. No caso, análises independentes sobre todas as implicações do crime cometido pela Vale, BHP Billiton e Samarco em Mariana e em toda a extensão do Rio Doce e no Oceano Atlântico, atingindo milhões de pessoas e destruindo uma das principais bacias hidrográficas do país e com um dos 100 maiores rios do mundo.

O Miniver também publica artigos políticos (“há sempre política nas nossas ações”, diria a poeta polaca Wislawa Szymborska) e sobre temas variados, incluindo meio ambiente, Amazônia, povos indígenas, sustentabilidade, mineração, jornalismo, economia, filosofia e tudo mais que interessar.

Quem faz?

Maurício Angelo, jornalista.

E vários colaboradores de perfis diferentes, como jornalistas, pesquisadores, professores, ativistas, organizações e instituições independentes, movimentos sociais, etc.

O Miniver é uma página de jornalismo colaborativo e combativo, sempre aberta a novas contribuições (texto, design, ideais, divulgação, parcerias, etc). Interessou? Mande um email.

Todo o conteúdo do site está sob licença Creative Commons 4.0 Não-comercial, o que significa que as matérias postadas aqui podem ser copiadas e compartilhadas em outros veículos e até adaptadas desde que: a fonte seja propriamente citada, com link, as alterações sejam assinaladas no novo post e seu uso não seja comercial.

Saiba mais

“1984” é uma das principais distopias do século XX. No livro, o Ministério da Verdade (em Novilíngua, Miniver ou Minivero) é um dos quatro ministérios que compõem o governo da Oceania. Analogamente aos demais ministérios (Ministério do Amor, Ministério da Fartura, Ministério da Paz), o seu objetivo é exatamente o oposto da Verdade: este ministério é diretamente responsável pela falsificação da história. Em Novilíngua, porém, o nome é apropriado, já que “verdade” é aquilo que o Estado quer que seja verdade.

One thought to “O que é “Ministério da Verdade”?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *