• linkedin
  • skype
  • spotify
  • mail
Projeto Pecuária Neutra

Projeto Pecuária Neutra

Sou assessor de imprensa do PPN.

logo_ppn

Pecuária Neutra propõe modelo sustentável de produção de carne e leite

Criado em 2008 e implantado de forma pioneira em fazendas na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro em Minas Gerais, o Projeto Pecuária Neutra tem o objetivo principal de tornar a cadeia da pecuária mais sustentável com sistemas que ofereçam um melhor equilíbrio entre as necessidades do homem e o meio ambiente. Nesse contexto, o projeto desenvolveu uma plataforma capaz de proporcionar mais de 20 serviços ambientais, com destaque para a neutralização da emissão do gás metano entérico, originado no sistema digestivo dos ruminantes, o principal causador do efeito estufa na pecuária de corte e de leite, que é altamente poluente, com o gado contribuindo com 29% do metano total emitido no país e mais de 50% na agropecuária.

O projeto propõe a criação de gado em pastagem no sistema silvipastoril, que integra pecuária e floresta no mesmo espaço, neutralizando completamente a emissão de metano, gerando créditos excedentes através do resgate de carbono realizado pelas árvores do sistema e aumentando a produtividade.

Esse modelo inovador resolve um dos principais problemas da pecuária no mundo, que é uma das maiores contribuidoras para o aquecimento global, especialmente a do tipo extensivo e de baixa produtividade, o mais usado no Brasil, que tem mais de 212 milhões de cabeça de gado e, em cinco anos, será o maior produtor de carne de bovina do mundo, superando os Estados Unidos, de acordo com estimativas da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). O gás metano (CH4), emitido pelo boi, é 21 vezes mais nocivo à camada de ozônio que o gás carbônico (CO2). Um problema urgente que o sistema silvipastoril com pecuária neutra, além de solucionar os impactos do metano entérico, também gera outros ganhos, como a melhora do micro clima que proporciona o bem-estar animal por meio do conforto térmico, a diminuição da temperatura e o aumento da umidade dentro do sistema; a melhora na produtividade, a conservação do solo; a redução da pressão nas matas nativas; entre outros. Além de contribuir com o meio ambiente, o modelo ainda é até seis vezes mais produtivo que o convencional.

Cada hectare do projeto possui 250 árvores plantadas, que são capazes de neutralizar cerca de 6,1 toneladas de CO2 equivalente por ano, enquanto o rebanho emite em torno de 2,08 toneladas. Quanto ao lucro, a taxa de retorno de 25% ao ano também supera, e muito, a média de 2,55% das fazendas pesquisadas pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada -ESALQ/USP).

Uma lógica de cadeia produtiva que pode ser aplicada também para o leite, o que deu origem aos dois selos oferecidos pelo projeto: a carne neutra e o leite neutro, certificações que atestam que todo metano entérico produzido pelos animais foi neutralizado, dando a segurança para o consumidor de que o alimento que ele está ingerindo foi produzido com respeito máximo ao meio ambiente e ao rebanho, criado solto com práticas de bem-estar animal e conservação da biodiversidade através da manutenção de extensas áreas de reserva florestal.

Para aderir ao Pecuária Neutra, o produtor precisa entrar em contato e preencher uma ficha de cadastro que será avaliada para averiguar a seriedade e o compromisso em produzir de maneira sustentável de acordo com as orientações da consultoria e, caso aprovado, é firmado um protocolo de neutralização e um contrato de uso de marca. Saiba mais detalhes sobre o ganho ambiental, financeiro e os serviços oferecidos.

Sobre o PPN

O projeto mineiro é conduzido por três produtores: Leonardo Resende, proprietário da Fazenda Triqueda, em Coronel Pacheco, Elesier Gonçalves, da Fazenda Real, ambos produtores de bezerros na região da Zona da Mata, e Bruno Andrade, da empresa Ecofarms, dona da Fazenda Bugre, em Prata, no Triângulo Mineiro, responsável pela engorda dos animais e colocação da marca premium Gran Beef no mercado, pioneira no selo carne neutra. A missão do projeto é estimular o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental através de novos modelos de produção.

Downloads:

Release – Pecuária Neutra – 2017

Press Kit – Fotos de Divulgação PPN

parceiroseapoiadoresppn