El País Brasil

A história de Elton Rohnelt explica o garimpo ilegal da Amazônia até Brasília. Sócio de mineradora, invasor da TI Yanomami, ex-deputado, líder de governo de FHC, assessor de Temer, amigo de Bolsonaro, é lobista do setor mineral hoje.

Rohnelt foi relator do projeto de lei de Romero Jucá que autorizava mineração em terra indígena. Viajou com Bolsonaro pela Amazônia. A vida, a influência, a atuação, os negócios e as opiniões de Rohnelt resumem quem está por trás do PL 191/2020.

A matéria foi uma parceria de conteúdo original do Observatório da Mineração republicado no El País Brasil.

Leia: Garimpeiro que invadiu terra Yanomami nos anos 80 é líder dos lobistas a favor da exploração em área indígena

Sobre o EL País Brasil:

O EL PAÍS, jornal espanhol fundado em Madri em 4 de maio de 1976, começou a falar português em 26 de novembro de 2013. Naquele dia, nascia a edição digital do EL PAÍS Brasil, com reportagens, análises e entrevistas sobre os principais assuntos do país e do mundo, em linha com os valores de um dos veículos mais respeitados do mercado. Desde então, uma equipe de jornalistas brasileiros se dedica a contar, com seriedade e coragem, o mundo ao Brasil e o Brasil ao mundo. Além da redação em São Paulo e da sucursal em Brasília, o jornal tem dezenas de correspondentes internacionais e colaboradores espalhados pelo planeta. A vocação global do EL PAÍS tem uma especial importância na América Latina, onde mais de 70 profissionais elaboram uma edição para o continente americano (em espanhol) e outra em português, específica para o Brasil.