Movin’ Up e Crítica Cultural

Em 2008, fundei a Movin’ Up, site especializado em crítica cultural, de música brasileira e de todos os gêneros, cinema e cultura em geral. Nela, atualmente escrevo principalmente breves ensaios críticos. Já fiz muitas entrevistas, cobertura de shows internacionais e nacionais, resenhas, notícias e matérias exclusivas. Há 15 anos no ar.

Em 2019, o texto  “Para o duplipensar brasileiro, Roger Waters é uma ameaça” foi premiado como o vencedor da categoria “Opinião” do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)um dos mais prestigiosos do mundo. De acordo com os jurados, o prêmio se justifica porque “trata-se de um texto marcante sobre a polarização da sociedade brasileira em que o autor combina criativamente seus próprios argumentos com reflexões de pensadores e artistas”. O prêmio de “Opinião” é oferecido pelo jornal El Mercurio, do Chile. A SIP foi fundada em 1942 e é uma organização jornalística referência nas Américas.

De 2003 a 2009 também fui membro da equipe do Whiplash!, site fundado em 1996 e com mais de 8 milhões de pageviews por mês, o maior da América Latina no seu segmento. No Whiplash!, minhas matérias já foram lidas mais de 883 mil vezes, de acordo com números oficiais (aqui).

Em São Paulo, em 2009, fui editor-assistente e depois colaborador regular da revista de cinema MOVIE, distribuída em todo o território nacional. Destaque para matéria de capa em entrevista exclusiva com a atriz Glória Pires em janeiro/2010, feita durante cobertura do 42° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

No total, são mais de 1.000 artigos, ensaios, notícias, reviews, entrevistas e posts publicados em 20 anos de atividade como crítico musical, em diversos veículos, incluindo matérias para a revista Roadie Crew, principal publicação impressa de metal do Brasil, há mais de 20 anos no mercado, O Grito!, Bis da MTV e outros.

Cobri mais de 300 shows e festivais em Barcelona (Primavera Sound), Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, incluindo turnês de Paul McCartney, Black Sabbath, Roger Waters, Iron Maiden, Stevie Wonder, Bob Dylan, Robert Plant, Gang of Four, Aerosmith, Whitenaske, Massive Attack, Franz Ferdinand, Interpol, Rufus Wainwright, Muse, Yes, Megadeth, God Is An Astronaut, Steve Vai, Placebo, Slayer, Kreator, Tears For Fears, Echo & The Bunnymen, Lauryn Hill e dezenas de outros, além de festivais brasileiros como Conexão Vivo, Porão do Rock, Circuito Banco do Brasil e vários artistas nacionais.

Ambiente-02-Eric-Pamies