Doutorado – Ciência Ambiental – Universidade de São Paulo (USP)

Após concluir o Mestrado na Universidade de Brasília, ingressei em 2025 no Doutorado em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP), levando adiante minha pesquisa sobre mineração e transição energética, sob orientação do Prof. Dr. Luís Enrique Sanchez.

Breve histórico e Características do PROCAM

O PROCAM ingressou no Programa de Excelência – PROEX da CAPES em 2015 (com a obtenção da nota 6) e na avaliação seguinte (2017) obteve a nota 7 – sendo mantida esta nota na avaliação de 2022. Destaca-se a excelência e diversidade dos docentes credenciados, a produção científica de relevância, a contínua preocupação com a integração  alunos-professores, e na consolidação das diferentes linhas de pesquisa, focadas na interdisciplinaridade e nos problemas socioambientais.

O PROCAM tem como principal objetivo formar pesquisadores e profissionais interdisciplinares e inovadores, aptos a tratar temas socioambientais tanto da perspectiva acadêmica, quanto de demandas da sociedade.

É um espaço para a reflexão e articulação dos diversos campos do conhecimento na busca pela compreensão da relação entre fenômenos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e físicos e os principais desafios ambientais contemporâneos, desde o nível local até o global,  gerando desdobramentos nos processos de ensino, pesquisa e de contribuição para políticas públicas e intervenções na realidade.

Em seus mais de trinta anos, o PROCAM amadureceu e estabeleceu uma estrutura acadêmica que ampliou e fortaleceu as linhas de ensino e pesquisa interdisciplinares nas suas múltiplas abordagens, perspectivas e articulações. Desde a sua constituição até o início do ano de 2023, formou 339 mestres e 112 doutores.