Observatório da Mineração
O Observatório da Mineração, fundado por mim em 2015, é um centro de jornalismo investigativo think tank focado no setor extrativo. Referência no Brasil e no mundo.
Investigamos a participação da mineração na crise climática global e na transição energética, com foco em minerais críticos, o garimpo ilegal, os megaprojetos, a atuação de empresas multinacionais e os impactos do setor extrativo em todos os biomas brasileiros, com destaque para a Amazônia e o Cerrado.
Somos especializados em cobrir as movimentações políticas do Executivo e do Legislativo, as ações do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Mineração, o lobby em Brasília e nos estados, o licenciamento ambiental, as mudanças legais e infralegais relevantes e a participação do judiciário.
Relatamos como os povos indígenas, comunidades tradicionais e cidades inteiras são afetados pelos projetos minerários.
Mapeamos financiadores, investidores e toda a cadeia de extração, produção, distribuição e exportação mundial, revelando os principais atores envolvidos, analisando o discurso e a prática.
Os dois rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho (2015 e 2019), os maiores desastres socioambientais da história do Brasil, estão no nosso radar desde o início e somos o principal veículo a cobrir sistematicamente, de forma investigativa, os dois desastres.
IMPACTO
Até hoje, o Observatório já produziu centenas de matérias investigativas exclusivas, análises e reportagens com diversos enfoques, incluindo furos mundiais.
Nossas matérias serviram de base para pedidos de investigação feitos ao Ministério Público; pedido de suspeição de um juiz responsável pelo caso do Desastre de Mariana; cobranças oficiais a atores envolvidos na cadeia da mineração no Brasil e em diversos países; suspensão pela justiça de mineração na Serra do Curral por falta de consulta ao quilombo Manzo Kaiango em BH; denúncias de movimentos sociais, juristas, organizações da sociedade civil e associações de pesquisadores.
Revelamos em estudo inédito que mineradoras deixam de pagar bilhões em impostos. Fomos os primeiros a investigar sistematicamente os requerimentos de grandes mineradoras na Agência Nacional de Mineração que incidem sobre terras indígenas. Mapeamos os investidores bilionários por trás de projetos na Amazônia. Desvendamos a rede de lobby da mineração e do garimpo no Executivo e no Congresso.
Produzimos matérias com dados, fontes e relatos inéditos sobre o impacto do garimpo em TI’s; quantos trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão nos garimpos; as mortes e contaminações de trabalhadores da mineração durante a pandemia de Covid-19; detalhamos bastidores de políticas públicas; levantamos dados inéditos, analisados criticamente, sobre a participação da mineração e da siderurgia nas emissões de CO2e, na crise climática e na transição energética, entre outros.
Leia mais sobre todo o impacto já alcançado até hoje pela atuação do Observatório da Mineração.
PARCERIAS
Somos parceiros frequentes do Portal UOL, o maior portal da América Latina, que já republicou diversas matérias do Observatório.
Também temos parceria com a Mongabay, portal especializado presente em 12 países, que republica o nosso conteúdo em português e inglês.
Textos do Observatório saíram no El País Brasil, no Intercept Brasil, na Unearthed, no Mining, na Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), na Repórter Brasil e em dezenas de outros veículos em português, inglês, alemão, francês e espanhol.
As matérias do site podem ser republicadas na íntegra, desde que se respeite o conteúdo original, a fonte, o autor e o link do texto.
O Observatório foi apresentado em duas palestras – “Digging into the Extractives Industry“ e “Investigating Disasters“ – no maior evento de jornalismo investigativo do mundo, realizado pela Global Investigative Journalism Network (GIJN) em Hamburgo na Alemanha em setembro de 2019.
Mantemos diálogo com diversas organizações espalhadas pelo mundo que cobrem e fazem incidência política no setor extrativo.
TREINAMENTO E MENTORIA
Em 2021, ministramos um módulo de jornalismo investigativo sobre mineração para a Pós-Graduação em Jornalismo Investigativo do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Fomos responsáveis por dois workshops para jornalistas investigativos da Guiana com foco no setor extrativo a convite da Pan American Development Foundation (PADF).
Demos um workshop para estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e uma palestra sobre lobby na mineração dentro de um curso oferecido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entre outros.
Estamos disponíveis para desenvolver treinamentos específicos para jornalistas e pesquisadores em qualquer lugar do mundo.
Também oferecemos mentoria para jornalistas em qualquer fase da carreira, de iniciantes a profissionais estabelecidos que precisem de orientação na área investigativa e socioambiental.
APOIADORES
A Fundação Heinrich Böll Brasil apoia o nosso trabalho financiando projetos de curto e médio prazo desde 2019.
O Instituto Socioambiental (ISA), a Amazon Watch e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) apoiaram projetos específicos, incluindo séries de matérias especiais e relatórios.
Estamos em conversa permanente com potenciais financiadores que compartilham do nosso propósito, histórico e perfil.
Jornalismo investigativo sério e independente custa caro, demanda tempo, dedicação e inclui assumir riscos diários.
O Observatório da Mineração precisa de financiamento para se manter e expandir.
Se você representa uma instituição alinhada com o nosso propósito, entre em contato.
REDES SOCIAIS
A página no Facebook conta atualmente com 35 mil curtidas e alcançou mais de 10 milhões de pessoas segundo o algoritmo da rede social desde a sua criação em novembro de 2015.
O site tem um perfil no Twitter para divulgar as matérias próprias e de terceiros, interagir com a audiência e fazer fios e análises rápidas sobre o setor mineral.
O canal no You Tube foi lançado em 2020 e publica análises críticas, material exclusivo e faz lives com convidados especiais.
A página do Instagram foi criada em 2021.
Siga, acompanhe e divulgue!