Esportes

Flamengo: campeão nacional de basquete 2008

Marcelinho: o demônio, 40 pontos no último jogo e destaque em todo o campeonato

O Flamengo conquistou pela primeira vez em 2008 o título brasileiro de basquete masculino. De campanha irrepreensível, o time carioca praticamente não teve adversários: 31 jogos, 28 vitórias e apenas 3 derrotas. Nos playoffs, massacre: venceu por 3 x 0 todas as disputas, superando Vila Velha, Joinville e Brasília na final. A forte equipe da capital federal (campeã de 2007) não teve chances, perdendo por 93 x 66 no primeiro jogo, 91 x 76 no segundo e 101 x 96 no terceiro.

A vitória coroa um ano quase perfeito para o Mengão: campeão carioca, do nacional e vice-campeão sul-americano (a Libertadores do basquete). Marcelinho foi o destaque durante toda a temporada, com a sobrenatural média de 30 pontos por partida.

O basquete brasileiro vive um momento delicado. Fora das Olímpiadas desde 1996, desmandos na federação e inúmeras brigas políticas (aliada à incompetência), levando a seleção a um período horroroso de sua história. A dissidência gerou este ano outra anomalia, coisas de Brasil: a supercopa, criada por alguns times paulistas em represália à federação, tentando se organizar por si só.

Alheio a isto, o Flamengo fez história com uma das campanhas mais inquestionáveis de todos os tempos. É torcer para que os esportes olímpicos do clube não continuem em ciclos de apoio-desleixo, mas firmem-se, também, como prioridade, além do futebol. O basquete é um dos esportes mais emocionantes do mundo, com enorme potencial popular. Passou da hora de uma rede de televisão aberta dar o destaque devido (a Band já o fez, mas sua grade sempre foi muito inconstante).

Parabéns ao time da Gávea pelo feito! Flamengo Campeão Brasileiro de Basquete 2008!

Padrão