Todo ano, a Reuters proporciona a melhor análise sobre mídias digitais e jornalismo no mundo, analisando caso a caso a situação de vários países, realizando comparações entre os analisados e proporcionando algumas avaliações utilíssimas para todos que atuam na área. Você pode acessar o relatório completo em PDF e também ir direto para a página específica do Brasil no site.
Alguns insights:
- 70% dos usuários no país utilizam o Facebook como fonte de notícias e 39% o Whatsapp.
- No geral, mídias sociais experimentam um rápido crescimento de 2013 pra cá, saindo do patamar de 50% para mais de 70%.
- No online em geral, o índice chega a 91% de uso para notícias.
- A confiança na mídia e nos jornalistas permanece alta, com quase 60%, terceiro lugar no mundo.
- 22% afirmam pagar para ter acesso a conteúdo jornalístico online (o terceiro maior índice do mundo). A média (de 11 dólares ao ano) é uma das menores no planeta.
- 21% usam extensões de bloqueadores de anúncios.
- A Globo News lidera tanto no combo TV, rádio e impresso quanto no online, com mais de 50% de alcance.
- G1 e UOL, os dos maiores na web, alcançam em torno de 30 milhões de usuários únicos por mês.
- Mídias sociais são a fonte de notícia primária para 52% dos brasileiros, índice maior que a média mundial.
- Na comparação entre 26 países, os brasileiros tem um dos menores interesses em notícias de política, economia, saúde, educação e internacional, perdendo somente para Japão e Coréia do Sul.
- No entanto, os brasileiros são os que mais comentam e compartilham notícias no mundo, empatados com os turcos, com cerca de 90% de engajamento.
O relatório completo também oferece ótimos dados sobre o mercado de notícias, mídias digitais e participação de usuários no mundo, vale uma análise cuidadosa para quem é do ramo.