Speed Racer – Wachowski Brothers – 2008 – **
Eu percebi que não gostaria de Speed Racer desde o início. Não vi o anime, excetuando pouquissímos episódios que sequer me lembro. Portanto, não tinha nenhuma relação afetiva com a obra. E no caso de um projeto como este, talvez realmente ajude ter essa conexão.
Minha ida ao cinema tinha um motivo básico: Larry e Andy Wachowski. Vi todos os filmes deles lançados na tela grande e provavelmente continuarei a ver. Um dos poucos casos onde realmente faz uma diferença enorme ter toda a estrutura de uma sala profissional para poder degustar o que vem da tela. Os irmãos são gênios da imagem, dos efeitos, do trato visual e o talento para explorar tudo que isto proporciona.
Mas escorregaram em “Speed Racer”. Desenhesco, no pior sentido possível, e infantil demais. Talvez eu não estava preparado para a abordagem excessivamente infantil dada aqui – mais do que esperava. Outro agravante é que “V de Vingança”, o último filme escrito por eles, era tremendamente adulto e com uma temática infinitamente mais atraente.
Em resumo, é videogame purinho filmado. Quem conhece games pode facilmente lembrar de uma série de jogos durante a projeção: Mario Kart, Rock N’ Roll Racing, Wipeout, Vigilantes, Burnout Revenge, Donkey Kong, Cruisin’ USA, além dos carrinhos da Hot Wheels e as corridas dos pod’s em Star Wars – Episódio I. Ufa! Misture isto tudo, junte, óbvio, com os ingredientes do anime original, adicione toneladas de efeitos especiais, atuações genéricas, caricatas e…voilá!
A primeira metade é horrorosa, as corridas cansam, a profusão de cores é exacerbada e confusa, sem equilíbrio, o roteiro é infantil duma maneira boba, estereotipada. E há, claro, a velha historinha piegas de valorização da família, tão comum e tão clichê no cinema.
Um desenho-videogame-hi-tech-fabuloso-histriônico e escorregadio, apesar de simpático em alguns momentos. Ainda que as seqüências de Matrix não sejam exatamente brilhantes e tenham suas inúmeras falhas, a conclusão final é de que, pra mim, “Speed Racer” é a pior coisa que o Wachowski já fizeram. Resta saber que rumos irão tomar no próximo projeto. Que estejam mais inspirados, assim espero.