Política & Economia

Mapa das eleições 2010 por cidade

Fundamental e muito útil para análise esse mapa das eleições 2010 com os resultados em cada cidade do país. Permite aferir, com absoluta precisão, o balanço da disputa em cidades-chave, regiões, descobrir tendências, revelar influências econômicas, políticas, sociais, de fronteira, etc.

Passei um bom tempo conferindo dados. Em Belo Horizonte, por exemplo, impressiona a diferença mínima entre os dois: Serra com 662.232 votos e Dilma com 651.989. 10243 votos de distância entre 1,3 milhões de eleitores. Empate técnico absoluto. Outras curiosidades: Dilma venceu em TODOS os municípios de Pernambuco, Maranhão e Amazonas. Ficando ainda bem próximo disso em importantes colégios eleitorais: perdeu apenas 8 cidades na Bahia, 1 no Ceará, 2 no Piauí, 8 em Tocantins. Serra consegue coisa semelhante apenas em lugares com poucos eleitores: perdeu apenas 1 cidade no Acre e em Roraima.

Há uma tendência, em alguns lugares, de regiões mais ricas votarem mais em Serra (elite vota na elite, afinal). Longe de ser um clichê, é um fato observado por motivos óbvios desde a fundação do Brasil, se é que podemos tomar essa liberdade histórica com cada peculiaridade que ela traz. Oligarquias, coronéis, etc. Por exemplo, o Sul de Minas votando muito mais em Serra que o Norte, totalmente vermelho. O mesmo no Espírito Santo, entre norte e sul. Mas Dilma quase sempre com votação expressiva, acompanhando bem de perto.

Enfim, está tudo ali. Aproveite.

Padrão