Artigos/Matérias/Opinião

Museu de Ciências Naturais – PUC Minas

Fundado em 1983 e único centro de exposição das ciências naturais deste porte no estado de Minas, o Museu impressiona à primeira olhada, sendo uma experiência marcante para quem o visita. No 1º andar, dedicado aos répteis, encontrei duas espécies de pterossauros do gênero anhaguera, encontrados somente no Brasil, no Mar do Araripe, originado há 100 milhões de anos, sendo uma das mais importantes jazidas fossolíferas do mundo. Outro fóssil que chama a atenção é a cabeça do purussaurus brasiliensis, tendo sua origem no estado do Acre há 10 milhões de anos, medindo aproximadamente 15 metros, sendo o maior crocodilo já descoberto. A réplica do ovo da aepyornis maximus, que corresponderia a 200 ovos de galinha e 3 ovos do maior dinossauro já descoberto, é uma curiosidade. A ave teria três metros de altura e 500 kg, vivendo no Sudoeste da África. Por último, é possível conhecer o carnotaurus, espécie de “touro carnívoro”, que viveu na Patagônia (Argentina), há 80 milhões de anos, sendo um dino carnívoro com chifres – característica geralmente encontrada em herbívoros. E também o paraphusornis brasilienses, descoberto há apenas 28 anos atrás em Tremembé (SP) por Herculano Alvarenga, uma ave que mediria 2 metros e teria vivido há 22 milhões de anos.

O 2º andar é dedicado quase inteiramente a Peter W. Lund, considero o “pai” da paleontologia brasileira. Dinamarquês, fixou residência fixa no país a partir de 1833, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Em 47 anos de pesquisa naquela região, Lund explorou 250 cavernas calcárias no Vale do Rio das Velhas, fez um acervo de mais de 15.500 peças fósseis e descobriu 150 espécies de mamíferos, 26 deles extintos. Desenvolveu importantes trabalhos na arqueologia, espeleologia, botânica e zoologia. Há diversos fósseis descobertos por Lund em exibição, dentre várias espécies de preguiças terrícolas, como a nothroatherium maquinense, extinta há 10 mil anos. Encontra-se também fragmentos do corpo e fóssil de um crânio de mastodonte (que impressiona), e outros, como o gliptodonte, o macrauquênis, o toxodonte, um tigre dente de sabre, o “urso da face curta” – arctoterium brasiliense – a palaeolama maximus e a catonye curvieri. Além disto, há uma réplica do ambiente de uma caverna, podendo adentrar, sendo muito interessante, bem como exemplares deste de espécie que vivem neste tipo de formação. As espécies estão dividas entre as descobertas por Lund, mamíferos do pleistoceno, tipos de caverna e cerrado.

O 3º andar encontramos a vida aquática e fósseis de animais contemporâneos, digamos, como rinoceronte, girafa, um imenso crânio de baleia cachalote e o esqueleto da elefanta Margareth, do tipo asiático, diferente do africano, a exemplo do fóssil de “Joca”, originário de Botswana, um elefante que pesava 5,5 toneladas, e morreu jovem, aos 23 anos (considerando que elefantes vivem até os 75), sendo um dos maiores exemplares criados em cativeiro na América Latina, no zoológico de Belo Horizonte. Na vida marinha uma infinidade de espécies, divididos em crustáceos, quelicerados, tribolites, molucos, bivalves, invertebrados, gastrópodes, astrópodes, graptolios, amidarios e cefalópodes, tudo com descrições detalhadas.

Em ótimo estado de conservação, e contando com um acervo razoável, da reprodução de vários ambientes e muitas informações interessantes, o museu é uma ótima opção na capital mineira. Nota-se que muitos dos fósseis exibidos foram descobertos há poucos anos, revelando também a necessidade de incentivo e reconhecimento à pesquisa no nosso país. Entrando em contato com este universo e tomando consciência da nossa história, temos maior possibilidade de ampliar a visão sob nós mesmos e sob o outro, ganhos que as ciências e a antropologia proporcionam.

INFO – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas:

Horário de Funcionamento:

terça, quarta e sexta-feira de 8h30 às 17h;
quinta-feira de 13h às 21h;
e sábados e feriados de 9h às 17h.

Visitação: R$4,00 (custo variado para outras atividades)

Observações:

– A venda de ingressos se encerra 15 minutos antes do horário de fechamento do Museu.
– Visitas programadas e outras atividades especiais devem ser agendadas no setor de educação do museu.

Endereço:

Avenida Dom José Gaspar, 290, Bairro Coração Eucarístico, Campus PUC Minas, CEP: 30535-901, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Telefone geral: (31)3319-4152
Fax: (31)3319-4983
E-mail: museu@pucminas.br

Setor de Educação: (31)3319-4520
E-mail: mcn.educacao@pucminas.br

Padrão

Um comentário sobre “Museu de Ciências Naturais – PUC Minas

  1. estou fazendo uma pesquisa.
    e consegui respoder algumas coisas com o que acima mais=acho q faltou algo como(quantos fosseis ah no museu..
    obrigada

Os comentários estão desativados.