Filmes

The Happening

Fim Dos Tempos – M. Night Shyamalan – 2008 – ***

Shyamalão é um cara curioso. Gosto de Sexto Sentido, acho “Corpo Fechado” forçado e tinha desistido do cara em “Sinais”.  Ignorei durante anos e fui ver “A Vila” só ano passado. Adorei. “The Happening” reforça o incrível talento “de cenas” que o indiano tem. Os operários caindo dos prédios, o suicídio com o cortador de grama, as mortes no trânsito, a tensão do massacre coletivo feito pelo soldado (vivenciado a distância, apenas no som, tornando-o ainda mais pungente), enfim, os parcos 90 minutos do longa reservam cenas brilhantes dum cineasta bem acima do comum.

Ainda assim, as atuações de Mark Whalberg e Zoey Deschannel são sofríveis, o enredo se perde em certo momento e tudo fica aquém do poderia ser. O argumento é ótimo. As mortes e paranóia coletiva causados por algo completamente desconhecido tem excelente apelo. E claro que ninguém poderia esperar uma explicação concreta, enlatada. Até melhor.

O filmão B de Shya, feito em um mês e com orçamento reduzido (apesar dos 60 milhões soarem bem menos na tela) é bom (genial e vexatório em alguns momentos). Fica aquela sensação incômoda de “quase”.

Padrão